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Como Funciona a Geração de Leads?
  • 16
    set

Como Funciona a Geração de Leads?

Recurso é importante na expansão e na solidificação da empresa

Provavelmente, muitas pessoas já ouviram falar no termo “lead” e, ao ouvir, deram-se conta de que não sabiam o seu significado. A palavra “lead” é usada para designar a situação em que um cliente em potencial demonstra estar interessado no serviço ou produto que é oferecido por determinada empresa.

Dessa forma, é fácil perceber como os leads são importantes: quanto mais leads, mais possíveis clientes a empresa tem e maior a quantidade de negócios que podem ser fechados, expandindo a clientela e aumentando a renda da empresa.

Onde os leads são gerados?

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Os leads são gerados a partir do momento em que o cliente conhece a empresa e o que ela oferece e possui os dados necessários para contratar o serviço. Sendo assim, para que os leads sejam gerados, é necessário que a empresa seja conhecida edivulgada em vários canais.

A geração de leads passa por várias possibilidades diferentes. Os leads são gerados através de canais de marketing, sendo que esses canais podem ser pagos ou não.  Outra forma de gerar leads é a própria empresa perceber onde está localizado seu público alvo e fazer com que ele se interesse pelo produto ou serviço oferecido.

Quais os canais onde os leads podem ser gerados?

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Há uma grande lista de canais onde a geração de leads pode acontecer. Alguns dos canais onde os leads podem ser gerados são o discurso público, os blogs, a divulgação na comunidade, as redes sociais, a influência de outras pessoas, as relações públicas, os vídeos e o apoio a eventos.

Certamente, é quase impossível estar em todas as frentes simultaneamente e, para que a geração de leads de uma empresa seja realmente eficaz, vale a pena eleger alguns canais específicos para investir. Na hora de decidir, devem-se levar em conta quais os canais que estão dentro das possibilidades e da realidade da empresa.

As métricas e a geração de leads

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Uma sigla bastante comum quando se fala emcompra de trafego na internet é CPC, que significa Custo Por Clique. Outra sigla bastante conhecida é a CPM, que significa Custo Por Milhar, falando em exibição. Entretanto, nenhuma dessas siglas é a usual quando se trata de geração de leads.

A geração de leads se baseia em um modelo definido pela sigla CPA, que significa Custo Por Aquisição. No caso, o que se procura adquirir são os leads, então a sigla utilizada passa a ser a CPL: Custo Por Leads. A fórmula usada para calcular a geração de leads é: CPL= Investimento/quantidade de leads.

Utilizando essa fórmula, é possível conferir se a quantidade de leads gerados esta compensando o investimento feito. Importante dizer que não basta gerar leads: não basta que o número de leads gerado seja alto, é preciso manter essa quantia, nutri-la e fazer com que os leads se transformem em negócios efetivamente fechados pela empresa.

Redes sociais como grandes geradoras de leads

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Há uma grande variedade de redes sociais disponíveis e que podem ser usadas como geradoras de leads: Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc. A empresa pode escolher em qual rede social focar, de acordo com o seu ramo de atuação e com as informações que quer usar para atrair os possíveis clientes.

Empresas que buscam gerar leads através de um contato mais rápido com os possíveis clientes podem optar pelo Twitter como uma ferramenta de geraçãode leads. Já as empresas que pretendem ter um contato mais detalhado com o público podem optar por criar um blog ou mesmo por utilizar um perfil do Facebook.

Como gerar leads e nutrir os leads já gerados?

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Uma das formas de gerar e também de nutrir os leads é manter um conteúdo relevante e que desperte o interesse dos clientes em potencial. Para isso, deve-se prestar atenção ao que as pessoas buscam, a fim de atraí-las. Depois de o público conhecer a empresa e os serviços que são oferecidos, é preciso fidelizá-lo.

Uma das formas de manter o interesse do público e, consequentemente, manter os leads, é mostrar aos possíveis clientes que as necessidades deles são entendidas e que serão supridas pelos serviços ou pelos produtos que são oferecidos.