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O que é Inbound Marketing
  • 30
    mar

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing é um conceito que vem se tornando muito popular, especialmente entre as empresas que atuam no âmbito digital, mas que também pode ser aplicado nos mais variados tipos de negócios. A definição deste tipo de marketing é bastante complexa, sendo que até mesmo os especialistas acabam discordando em alguns termos, mas existem algumas premissas que ajudam a entender o que é e como ele se diferencia do marketing convencional.

Inbound Marketing pode ser classificado como uma combinação entre criação de conteúdo com automação de marketing, sendo que ele geralmente acaba se apoiando em quatro pilares: Atrair, Converter, Fechar e Encantar.

Ou seja, este tipo de marketing acaba se baseando em uma forma de compartilhamento de conteúdo com as pessoas que fazem parte de um determinado nicho, que tenta ser alcançado por uma determinada empresa. Este tipo de marketing não está interessado apenas em vender, apesar deste continuar sendo o objetivo final das companhias que o utilizam, mas sim também de oferecer algo para o seu cliente, antes mesmo que esta pessoa tenha comprado alguma coisa.

Em termos práticos, o Inbound Marketing acaba sendo aplicado de uma forma mais comum e prática em negócios digitais, uma vez que o público que navega na internet está sempre atrás de novo conteúdo. E basicamente é isso que as plataformas web oferecem para as pessoas, seja as que entram em um determinado site para ler uma notícia, ou seja aquelas que ficam conectadas nas redes sociais para compartilhar informações com seus amigos e contatos.

Como o conteúdo acaba se tornando a peça fundamental deste tipo de marketing, podemos citar algumas práticas que acabam sendo utilizadas geralmente para realizar este tipo de ação: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais.

O SEO entra basicamente na equação ao tornar a página de um determinado negócio online mais bem colocada nas posições dos buscadores. O Google, que acaba sendo o grande termômetro deste segmento, definiu que, para ele, as páginas que vão aparecer na lista dos primeiros lugares das páginas de busca serão aquelas que oferecerem mais conteúdo e também uma melhor experiência de navegação. Portanto, as regras de SEO, quando aplicadas, acabam levando um grande fluxo de pessoas para dentro de uma página, e consequentemente aumenta a chance de vendas.Funil-Inbound-Marketing-WebFamily

A segunda ferramenta do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo, envolve basicamente a construção de uma autoridade em um determinado segmento, ao mesmo também que também oferece algo para as pessoas, antes mesmo que elas comprem algo. Pode ser um post interessante em um blog, um curso online gratuito sobre um determinado assunto, ou ainda um vídeo tutorial sobre alguma coisa. As possibilidades são inúmeras.

Por último, temos as redes sociais, que hoje são consideradas fundamentais para qualquer empresa, seja ela online ou não. Pensar em uma estratégia de marketing para as redes está muito além de apenas postar alguma coisa. É realmente importante oferecer uma experiência que permita as pessoas compartilhar e fazer com que a empresa alcance mais pessoas.

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