Consultor de Marketing Digital – Quem é este profissional e o que faz

Consultor de Marketing Digital – Quem é este profissional e o que faz
  • 10
    maio

Consultor de Marketing Digital – Quem é este profissional e o que faz

consultoria-marketing-digitalTodo empreendedor devera entender a importância que a internet, especialmente as redes sociais, acabam tendo nos dias de hoje, mas ainda existem muitas empresas que ainda deixam de lado as estratégias de marketing digital. E este é um erro que poderá custar caro para qualquer companhia, uma vez que os concorrentes podem acabar ocupando este importante espaço digital que está sendo deixado aberto.Marketing-digital

Ao mesmo tempo, muitas empresas ainda não entendem muito bem o papel de um Consultor de Marketing Digital. Mas antes de entender o que estes profissionais fazem, é importante entender, pelo menos de uma forma mais conceitual, o que é Marketing Digital. De acordo com o livro A Bíblia do Marketing Digital, este segmento pode ser definido da seguinte forma: “Marketing Digital é o conjunto de estratégias de Marketing para atingir objetivos de uma pessoa, marca ou organização, aplicadas à Internet e demais meios digitais.”

Portanto, é importante deixar claro que o marketing digital acaba sendo diferente do marketing convencional não em termos de fins e objetivos, mas principalmente em termos de ferramentas disponíveis e que acabam fazendo toda a diferença. Por exemplo, qualquer empresário, mesmo sem conhecimento prévio de publicidade, pode criar uma campanha de links patrocinados no Google ou no Facebook.

464811Mas somente um profissional preparado, e que tenha real conhecimento de como funcionam as coisas dentro do mundo digital, vai conseguir criar uma campanha efetiva, que realmente traga pessoas para o site ou para o negócio em sí. Eis a importância da contratação de um consultor de marketing digital, justamente fazer com que a empresa não perca dinheiro com o investimento equivocado.

Existem outras tarefas e responsabilidades que também podem ser atribuídas para o profissional que trabalha como consultor de marketing digital. Este profissional deve ser a pessoa que vai diagnosticar e definir ações, com base em dados e fatos, em relação ao comportamento ou a presença da empresa no ambiente virtual.

Em termos práticos, de serviços que podem ser prestados por este profissional para as empresas, eles também são variados. Um serviço que geralmente é feito por um consultor de marketing digital, em parceria com profissionais e outros profissionais do setor de comunicação, é o planejamento de páginas na internet, como sites, hotsites, plataformas digitais, etc.

O consultor de marketing digital também é o profissional mais recomendado para definir as estratégias de redes sociais que serão adotadas pela empresa, pois este profissional deve ter conhecimento das principais diferenças e características de cada um destes serviços, o que ajudana hora de definir a linguagem que será utilizada em cada um deles.

Outra atividade, muito importante, do consultor de marketing digital é a definição de um plano de mídia de investicontratar-um-bom-consultor-de-marketing-digitalmentos que poderão ser feitos pela empresa. Definir em que ferramentas a empresa poderá criar anúncios pagos, ou que sites serão patrocinados, por exemplo, são atividades que estão inseridas dentro deste campo de trabalho. Tudo isso faz parte de uma estratégia de marketing digital, que deve ser definida pela empresa.